Formatos de ficheiros de imagem

Olá mais uma vez, hoje vamos falar de formatos mais comuns para ficheiros de imagem.
Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.

Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:

  -Programas bitmap (imagem): O formato bitmap é baseado num mapa de bits.
  -Programas vetoriais (gráficos ou desenho): o formato vetorial baseia-se em formulas matemáticas.


Compressão:
-Reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente.Quanto menos espaço ocupar um ficheiro mais rápido é o seu armazenamento e transmissão.

As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:

 - Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;

- Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem
descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.

A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros. Eis alguns deles:



  • BMP - Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.






  • GIF - Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG.




  • JPEG - A extensão em DOS é "JPG". É o formato mais utilizado e conhecido atualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimidia, por ter uma compactação excelente, algo fundamental ao meio, e por suportar até 16.777.216 cores distintas.




  • PDF - é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los.





  • PNG - É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável). Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.





  • TIFF - é um formato de arquivo raster para imagens digitais.






Formatos de ficheiros de imagem vetorial:


  • CDR - É o formato utilizado no programa coreldraw.






webgrafia:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Projeto 2- parte 2

Diferenças entre realidade Virtual e Aumentada.